#Pés: Saúde e Fetiches, por Ana Rita Pedrosa
8 de Outubro de 2024, Dia Internacional do Podologista
Ana Rita Pedrosa, licenciada em podologia, na Clínica Mais Saúde em Vizela.
Hoje assinalamos o dia internacional do Podologista e a o Love with Pepper não deixou passar a data em branco e decidiu recorrer a uma excelente profissional para falarmos de fetiches com pés.
O que é um podologista?
É um profissional na área da saúde que se dedica à investigação, prevenção, diagnostico e tratamento das alterações nos pés e as suas repercussões no organismo humano.
No seu ver, o que são fetiches com pés?
A esse fetiche chama-se Podolatria e é dos fetiches mais conhecidos pelo mundo fora, esse interesse geralmente dá-se pelos pés e para tudo que se relaciona com eles, como meias, sapatos, odor, etc..
Caracteriza-se pelo desejo de ver, beijar, tocar, lamber, cheirar, fazer massagens, acariciar os pés. Há situações que poderemos considera-las mais “creepy” desse tipo de fetiche, por exemplo quando algumas pessoas gostam de pés sujos e a cheirar menos bem (chulé).
Sendo podologista, já teve pacientes que mencionaram fetiches nos pés durante a consulta? Se sim, como lidar com isso?
Por acaso nunca ninguém me abordou acerca desse fetiche, mas alguns já me disseram que tinha muito material para ganhar dinheiro. Bastava tirar fotografias aos pés dos pacientes e colocar em plataformas digitai e por aqui nota-se o conhecimento das pessoas relativamente a este fetiche.
Mas se alguma vez me abordassem eu aconselhava um sexólogo. (risos)!
A questão de cuidar dos pés é uma questão de saúde ou de estética?
Claramente que é inquestionável, obvio que é de saúde.
De que forma o tratar e cuidar dos nossos pés influencia no aumento de tratamentos estéticos como a pedicure?
Eu não sou pedicure, mas acredito que, como todas as áreas que embelezam de certa forma o nosso corpo tem havido um crescente aumento, muito mais se falarmos de podolatras.
Acredita que o fetiche nos pés está relacionado com a estética?
Não sou sexóloga, se calhar responderia melhor a esta questão. Mas acredito que nada terá a ver com a estética, mas sim com o odor, o toque, o sentir a textura da pele, a mulher estar calçado com uns saltos de 10 cm.
No seu ver um simples toque no pé pode provocar excitação de quem o recebe?
Sim, claro sem dúvida. E da mesma forma da pessoa que está a tocar, ou seja, o emissor.
Quais os tratamentos que devemos dar aos nossos pés?
Devemos fazer higiene adequada, como lavar os pés diariamente com sabão com ph neutro e secar muito bem, especialmente nos espaços interdigitais de forma a evitar infeções.
De seguida devemos fazer a hidratação diária que é aplicar creme hidratante para evitar ressecamento e rachaduras, mas evite passar entre os dedos.
Depois deve-se fazer o corte correto das unhas que deve ser reto e as unhas não muito curtas para evitar onicocriptoses.
Também devemos usar calçado adequado e confortável que ofereçam suporte e evite pressões excessivas em pontos específicos dos pés.
Por fim, fazer a inspeção regular que é examinar os pés regularmente para identificar qualquer sinal de problema, como edemas, lesões, vermelhidões, etc. se não o conseguir fazer sozinho obtenha a ajuda de um espelho.
Saliento que devemos fazer consultas de rotina um podologista.
Um pé bonito e bem tratado pode ser uma boa arma de sedução? Porquê?
Pode sim claro, se estivermos a falar de alguém com fetiche pelos pés. Mas pense comigo, mesmo que não tenhamos esse fetiche e se olharmos para os pés de alguém sem estar minimamente cuidados (unhas grandes e sujas, hiperqueratoses, cheirar mal, etc) das duas uma ou calça umas meias ou a própria arma da sedução mata a sedução!
Ana Rita Pedrosa, Podologista Clínica Mais Saúde em Vizela
コメント