Pompoarismo
O que é?
O Pompoarismo é uma técnica de exercícios para o fortalecimento da musculatura vaginal que traz diversos benefícios para a mulher.
A maioria das mulheres procura o Pompoarismo exatamente em busca da melhora no desempenho sexual.
Entretanto, existem outros benefícios como: aumenta a libido e desejo; facilita o orgasmo, tanto para mulheres que sentem dificuldade como para aquelas que relatam que nunca tiveram um orgasmo; evita a flacidez vaginal, fazendo com que a mulher se sinta mais apertadinha; ajuda na questão da lubrificação vaginal; reduz os sintomas da menopausa; ameniza as cólicas menstruais e até mesmo o período menstrual.
Além de tratar e prevenir problemas ginecológicos como: infeções, incontinência urinária, vaginismo… Enfim, a prática regula toda a sua saúde íntima.
Origem do Pompoarismo
A ginástica íntima se popularizou através do Pompoarismo — técnica milenar, que teve origem indiana, mas foi aperfeiçoada na Tailândia.
Infelizmente, o termo ganhou uma conotação negativa durante alguns anos, talvez por conta dos famosos shows de malabarismo com a vagina, ou até mesmo por uma conotação sexual errada que acabou banalizando o conceito inicial do termo.
Na maioria dos países, a ginástica íntima é mais conhecida como “exercícios de Kegel”, que é o nome do médico responsável por fazer uma série de pesquisas sobre a musculatura pélvica, o médico Arnold Kegel.
O Pompoarismo é recomendado até hoje por médicos ginecologistas, fisioterapeutas e até mesmo psicólogos como um exercício fundamental para a saúde, sexualidade e autoestima de toda mulher.
Benefícios do Pompoarismo para o sexo
A prática da ginástica íntima traz uma série de benefícios na hora do sexo!
Além de estimular um maior conhecimento e controle do próprio corpo, o Pompoarismo pode prolongar seu prazer e do seu parceiro.
Alguns benefícios para o sexo são:
Permite à mulher a superação de problemas para ter orgasmos
Diminui a dor na hora da penetração causada por vaginismo ou dispareunia
Possibilita à mulher orgasmos múltiplos
Retarda a ejaculação do parceiro com os movimentos
Benefícios do Pompoarismo para a saúde
Muita gente acha que o Pompoarismo tem a ver somente com sexo e estão enganadas!
A prática pode trazer vários benefícios também para a saúde, independente da saúde da mulher que pratica.
Veja alguns dos benefícios do Pompoarismo para a saúde:
Reduz as cólicas e o período menstrual
Diminui os sintomas da menopausa
Ajuda gestantes na preparação para o parto e auxilia a recuperação pós-parto
Melhora o funcionamento do intestino
Trata a incontinência urinária
Combate a flacidez vaginal
A mulher fica mais “apertadinha” e consegue simular virgindade
Aumenta a lubrificação e a libido
Quem pode praticar?
É como eu falei, mulheres de todas as idades podem praticar, mas alguns cuidados são necessários em situações específicas.
Grávidas , é altamente recomendado que mulheres com até dois meses de gestação não pratiquem a fisioterapia pélvica. Os movimentos podem provocar contrações no útero e aborto.
Inflamações e infeções, é necessário tratar o problema antes de continuar o treino, seja uma infeção na vulva, útero ou urinária.
Endometriose, como os exercícios provocam um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica, é possível que quem tem endometriose tenha algum desconforto. Pergunte à sua médica quando começar a praticar.
Mioma, caso o mioma esteja em fase de crescimento não é recomendada a prática, porém, depois que ele para de crescer, não há problema nenhum.
Durante a menstruação, é ideal fazer os exercícios SEM os acessórios por conta de higiene e prevenção de infeções.
Quem tem DIU
A prática do pompoar nada interfere no DIU, isso porque o dispositivo intrauterino é colocado no útero e os exercícios da ginástica utilizam a musculatura da vagina. Minha ressalva é que você espere o tempo correto após o procedimento e tenha a autorização da sua ginecologista para voltar a praticar.
Os movimentos de Pompoarismo na hora do sexo
A mulher que pratica a ginástica íntima consegue controlar a musculatura do assoalho pélvico e canal vaginal. Desta forma, ela realiza movimentos específicos e voluntários no pénis do parceiro. Segurar a ejaculação dele e simular movimentos de masturbação com a própria vagina são algumas das vantagens.
Chupitar: movimento que suga o pénis simulando o movimento de uma criança chupando a chupeta, por isso o nome;
Ordenhar: contrair os anéis em sequência massageando o pénis;
Sugar: sugar a glande do parceiro; travar: contrair a vagina impedindo, assim, a saída o pénis;
Expulsar: expelir o pénis do parceiro, deixando apenas a glande;
Estrangular: movimento que aperta o pénis da base até a glande e segura a ejaculação do parceiro.
Cátia Damasceno, Fisioterapeuta e Youtuber
Canal do Youtube: Cátia Damasceno
Instagram: @catiadamasceno
Website: catiadamasceno.com.br
Comentários