Os alimentos afrodisíacos que vão apimentar no Dia de S. Valentim
O sexo é uma parte importante da vida!
Normalmente são considerados alimentos afrodisíacos aqueles que despertam sensações associadas ao desejo e à excitação sexual.
Sabe-se que a palavra “afrodisíaco” deriva de Afrodite, a deusa grega do amor, que serviu de base a inúmeros mitos sobre alimentos afrodisíacos, em que muitos acreditam que aumentam a libido, a potencia e o prazer sexual.
A utilização de alimentos com características afrodisíacas remonta aos tempos da antiguidade e tem vindo a ser suportada por várias culturas ao longo da história.
O próprio ato de comer é um prazer em si mesmo. É por isso que a comida tem um fator hedónico adicional, uma vez que nos traz alegria e bem-estar, embora isto possa ser tão subjetivo como a própria sexualidade. Alguns produtos têm demonstrado conter certos micronutrientes que contribuem positivamente para a produção de todos os tipos de hormonas, incluindo as hormonas sexuais.
Alguns alimentos têm sido atribuídos com a capacidade de ajudar a superar certos problemas sexuais e impulsionar a libido de homens e mulheres. As provas científicas, na sequência da investigação sobre a eficácia destes alimentos, não suportam todas as propriedades atribuídas aos alimentos considerados afrodisíacos. Portanto, o milagre de que se orgulham tem uma componente sugestiva no ser humano. A mente é capaz de erotizar quase todos os estímulos, dependendo da informação que tenha lido sobre os alimentos, o contexto e a experiência.
Alguns dos alimentos considerados afrodisíacos que têm efeitos positivos no prazer sexual são, por exemplo, ostras, um alimento muito rico em zinco. Este mineral é essencial para o bom funcionamento do órgão reprodutor e equilibra os níveis de testosterona. A falta de zinco pode levar à perda do apetite sexual, infertilidade, impotência e distúrbios da próstata.
No entanto, embora comer alimentos com zinco aumente os níveis de testosterona, só o faria no caso de uma deficiência. Se os níveis de testosterona forem normais, o corpo não produzirá mais testosterona a partir da ingestão de zinco.
O mesmo se aplica à dopamina, a hormona da felicidade e bem-estar, que é atribuída a um alimento como o chocolate. O chocolate é considerado um afrodisíaco devido a uma associação que o cérebro faz automaticamente quando o consome. Este é um estimulante do sistema nervoso central, que é conhecido por ter a capacidade de despertar emoções. Quando se come chocolate, produz dopamina e com esta excitação, o cérebro vai pedir mais e você ou repete a comida ou encontra uma alternativa que lhe dá esta sensação, como o sexo. Portanto, acredita-se que o chocolate não é um afrodisíaco em si mesmo, mas é uma necessidade que cria uma necessidade no cérebro de querer uma estimulação mais positiva.
Com alimentos picantes parece haver um consenso, uma vez que estes são alimentos ricos em flavonóides que aumentam a circulação e que se pensa agirem positivamente na estimulação dos genitais masculinos e femininos, embora sem serem milagrosos.
Também entram as bebidas, como o champanhe ou os espumantes sempre acompanham momentos especiais. Morango e champanhe estão diretamente ligados a momentos afrodisíacos e apaixonados!
O vinho tinto é uma opção maravilhosa, é um vasodilatador, ativa a circulação e estimula pela cor e sabor.
Lista de alimentos afrodisíacos
Beterraba, melhora a energia, o desempenho e a potência.
Chocolate, responsável principalmente pela sensação de prazer.
Morango, fruta delicada, de cor intensa, é presença fundamental nos rituais de sedução - melhor ainda se for acompanhada de champanhe.
Manjericão, é fortificante dos órgãos sexuais.
Espargos, melhora a circulação e a ereção do pénis, e também induz a pensamentos maliciosos.
Amendoim, aumento do fluxo sanguíneo nos órgãos genitais e aumentando a libido.
Entre outros…
O que realmente importa é o quanto de fantasia nós colocamos nos alimentos, o quanto acreditamos neles, pois a mente é o maior afrodisíaco, ela pode tudo…
Também é fundamental o quanto de emoção colocamos naquilo que preparamos: o carinho, a música, as velas, um olhar profundo, tudo contribui para tornar o momento sedutor.
“Assim como ocorre a sexualidade , também a boa mesa é inseparável da imaginação”
(Jean François Revel)
Dra. Iara Rodrigues, Nutricionista
Comentarios