DIA DA MENSTRUAÇÃO
28 de Maio de 2024, Dia Da Menstruação
Em todo o mundo sensibiliza-se para a normalização da menstruação, para a equidade no acesso aos produtos de higiene, ao saneamento.
Segundo a UNICEF, 1 em cada 10 meninas falta à escola quando está menstruada.
O estigma, a vergonha e a falta de condições para se manterem limpas e confortáveis priva-as dessa frequência e da participação social.
A pobreza menstrual existe em todo o mundo. Num estudo que realizamos, em maio de 2020, 16% das participantes refere sentir, em algumas situações, dificuldade para adquirir os produtos de higiene. Muitas consideram a sua experiência menstrual como algo pouco positivo, referindo que gostariam de sentir menos dor e menos fluxo.
A maior parte das meninas, recebe informação sobre a primeira menarca através da mãe e apenas 9% das amigas.
A puberdade e a menstruação é um marco importante na vida das crianças com a maior parte a menstruar entre os 11 e 13 anos. Em muitos lugares do mundo a primeira menstruação, marca o fim da infância e lança as meninas para o casamento precoce e a exploração sexual.
A menstruação não é um castigo e todas devemos conhecer e ter oportunidade de viver esta fase de forma saudável e segura.
Muito há a fazer! Mais informação, diminuir o estigma, o tabu. Promover mais informação, dar atenção às queixas de tantas mulheres e sensibilizar para as condições dos espaços públicos para que não seja um constrangimento menstruar.
Urge facilitar o acesso aos produtos de higiene e claro saneamento. Obrigada a todas e todos que fazem parte deste caminho e a todos que têm a missão de promover a saúde menstrual pelo mundo.
Dra. Vânia Beliz, Psicóloga Clínica
Comments