Copo Menstrual:
Apesar de o seu uso ser recente em Portugal, surgiu pela primeira vez em 1932 nos Estados Unidos da América e são uma alternativa aos pensos higiénicos e aos tampões.
O copo menstrual é um recipiente, em forma de cone com uma haste na extremidade que se insere na vagina (tal como um tampão) e que recolhe o fluxo menstrual (mas não o absorve, ao contrário dos tampões).
O fluxo fica retido no copo, até ser retirado. Depois de ser extraído é facilmente lavado com água. O copo menstrual pode ser usado desde o primeiro até ao último dia do ciclo menstrual.
Funcionamento do copo menstrual
Basta inserir o copo menstrual no canal vaginal, tal como os tampões – se estiver bem colocado, a mulher não o sente. Para retirá-lo é só puxar a pega ou apertar a base para quebrar o vácuo, acrescenta. Depois, o sangue pode ser esvaziado na sanita, antes de o copo ser lavado e colocado de novo.
Pode-se usar o copo menstrual durante relações sexuais?
A resposta é não. O copo menstrual tem de ser removido.
Se existe risco de contrair Síndrome do Choque Tóxico?
Esta síndrome está associada à existência de bactérias que proliferam nos tampões e pensos higiénicos - motivo pelo qual se aconselha que estes sejam trocados passado poucas horas. No caso do copo menstrual essa proliferação não acontece, já que o sangue permanece em vácuo, sem contacto com o exterior. Ainda assim, para reduzir ao máximo as hipóteses de desenvolver SCT, aconselha-se uma limpeza correta do copo antes e pós-menstruação e um manuseamento do mesmo com as mãos limpas.
Cuidados a ter na colocação
Lavar bem as mãos, antes e depois da sua introdução e remoção
O copo deve ser dobrado da forma mais confortável possível, antes de afastar os grandes lábios e inseri-lo na vagina.
Para facilitar a introdução, algumas pessoas usam um lubrificante à base de água
Periodicidade de mudar o copo menstrual
Pode ser usado até 12 horas, seja de noite ou de dia. Os tampões, por exemplo, não devem ser utilizados por períodos superiores a quatro horas, pode causar infeção.
Escolha do copo menstrual
Existem várias marcas à venda no mercado, mas cabe a cada pessoa perceber com a qual se sente mais confortável. Há várias opções em termos de tamanho (para quem teve ou não filhos), de maleabilidade e tipos de pega para remoção. Há também copos apropriados para meninas mais novas.
COMPOSIÇÃO:
O copo é 100% silicone médico e certificado hipoalergénico.
É macio e flexível.
Vegan (não testa em animais) e aprovado pela FDA.
Não tem químicos, cloro, cola, perfume, amaciadores ou absorventes. E é seguro para uso interno.
Vantagens para uso do copo menstrual:
· É comodo
· Ecológico
· Economico
· Previne infeções
· Não liberta odores
Desvantagens do copo menstrual:
No inicio não é muito intuitivo
Se não for bem colocado , pode ter fugas
De difícil remoção nos primeiros dias
Marta Campos, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Comments