top of page
Foto do escritorLoveWithPepper

Como as redes sociais podem afetar a qualidade do seu relacionamento



Redes sociais?...

O primeiro pensamento que nos surge são os sites como Facebook, Instagram, Linkedin, Tínder, entre outros, típicos da atualidade. Contudo, a ideia que se pretende transmitir é bem mais antiga: por exemplo, na sociologia, o conceito de rede social é utilizado para “analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações” ou até sociedades desde o final do século XIX.

Na internet, as redes sociais seriam uma nova forma de nos aproximarmos das pessoas queridas que estão distantes ou que no nosso dia a dia não conseguimos estar com tanta frequência.

No entanto, o seu uso tornou-se tão desvairado que se tem questionado do quanto realmente ela é benéfica.

E as relações não ficam imunes a isso.

As redes sociais tornaram-se autênticas provas criminais para terminar um relacionamento ou simplesmente para o tornar caótico.

Falemos um pouco sobre o comportamento dos casais e influência das redes sociais.


Sintomas da influência das redes sociais no relacionamento:


Demonstração de afeto online


Existem discussões que iniciam simplesmente porque o casal espera que o outro faça declarações de forma a que todos tenham conhecimento que eles estão juntos e felizes.

Acontece também dar início a uma discussão porque um estava online e não falou nada com o parceiro, por exemplo. Perceber o porquê de não ter interagido com ele (como se um vivessem em função do outro).


A verdadeira conexão é perdida


O diálogo torna-se raro entre os dois, as conclusões são tiradas de tudo aquilo que é visto nas redes sociais e nada é explicado ou discutido. Os momentos que poderiam passar juntos são desperdiçados com a cabeça baixa a olhar para um ecrã, em vez de olharem nos olhos um do outro. Não há confidência de momentos e perde-se a conexão. E quanto mais íntimo o casal, maior é a liberdade de deixar o outro de lado para dar atenção ao telemóvel.


Sentimento constante de ser enganado


Se o parceiro/a está online e não conversa com o outro, isso significa que provavelmente estará a conversar com outra pessoa, possivelmente a trair (isso é o que decorre na mente da maioria das pessoas). Ou se ele/a diz que irá a um sítio e de repente aparece a foto com alguém amigo num outro local.

…“O quê que ele está a fazer com o amigo? Por que estão ali?”

O sentimento constante de que é vítima de traição torna-se comum.


Todos viraram detetives


De repente toda gente virou detetive e passa-se a pesquisar a vida do parceiro, querer saber o que ele faz quando não está ao lado, onde vai, quais perfis ele visualizou…

… e ninguém tem mais assuntos pessoais e restritos.

Deixa de existir o particular, o individual.


O peso dos “likes”

Para algumas pessoas, um simples “like” colocado num post ou historie tem o poder de ser interpretado como flirt ou forma intencional de chamar a atenção do outro. Isso pode levar a uma série de pensamentos preocupantes e causar alguma tensão desnecessária no relacionamento.


Paramos de nos esforçar


Afinal de contas, porquê o esforço pelo amor de uma pessoa quando (o que a sociedade quer que se pense é que…) o mar está cheio de peixes?

“Não vale a pena sofrer por apenas uma pessoa quando tantas outras estão a um simples passo”…

O difícil, hoje em dia, é escolher, entre tantas opções a que achamos ser a melhor. Um telemóvel dá menos trabalho do que um ser humano. Ter a impressão de que um «Bom dia» pelo Whatsapp substitui o abraço da manhã...

A rapidez com que temos acesso a tudo interfere nas relações interpessoais.

“… Levaste dois minutos para responder à minha mensagem?

… Muito bem…, vou demorar o dobro!”

E assim se anda nesse jogo de quem se importa menos (aparentemente).

Sempre levados a pensar que quanto mais oportunidades, melhor. No entanto, sempre insatisfeitos. Nem sequer entende o que significa estar satisfeito, porque sempre se está aqui e lá ao mesmo tempo, a pensar nas opções escondidas atrás da porta, sempre mais e mais e mais…

Fazer o amor acontecer é possível, a partir do momento que se deixa os medos de lado e não deixarem dominar os pensamentos e a tua vontade de agir.

Na verdade, a simplicidade é o caminho. Infelizmente, ainda muita gente não percebeu que não precisamos de uma vida de “likes”, seguidores e comentários.

Queremos uma conexão profunda e verdadeira, um amor construído com verdades, queremos toque, queremos ter certeza de que aproveitamos a vida de forma inteira. É disso que precisamos, e é isso que falta nos dias de hoje entenderem.





Dicas como ter um relacionamento saudável com o uso de redes sociais


É muito importante logo no início da relação os dois pararem e conversarem sobre o modo de vida de cada um, as suas crenças, os seus valores, o que é importante e o que não é.

Não só em caráter de proteger o seu relacionamento mas para protegerem a si mesmo pois nunca se sabe quem pode visualizar o seu perfil com más intenções, então é bom limitar a ação de outras pessoas na tua vida.

  • Passado é passado, não procures vestígios do parceiro de possíveis ex relacionamento

  • Moderar o que é exposto, a tua vida é do teu interesse, não vires montra para ninguém;

  • Não precisas estar com indiretas nem expor o teu humor;

  • Estar numa relação não significa que é proprietária da pessoa – é muito difícil de aceitar isso, mas todos precisam de um espaço próprio, aquele momento para respirar, há assuntos que não são necessários serem divididos. Então deixa o parceiro conversar com os amigos em paz, não vivas em função da vida dele, investigando cada passo e querer saber de tudo. Se não há confiança numa relação, garantidamente não dará certo, em algum momento o laço irá se desfazer;

  • Limites, todos precisam. Vocês podem combinar quando usar as redes sociais, separa momentos só para os dois, para viverem e se conhecerem melhor sem precisar de tecnologia para isso. É muito mais fácil perguntar diretamente para pessoa algo do que revirar o perfil para descobrir o que te interessa. E nem tudo o que parece é. Essa atitude deixará vocês mais próximos, mais confiantes e fortalecerá o sentimento.

A ferramenta que foi criada para promover a aproximação de pessoas acaba por afastá-las mais e mais a cada dia que passa a usa-la. É preciso o conhecimento dos limites para se manter uma relação saudável e estável, onde haja diálogo e entendimentos.


Amizades


É importante salientar antes de mais que qualquer pessoa tem amigos – inclusive, do sexo oposto – e que eles são importantes, mas que isso não tem necessariamente de ser um motivo para ciúmes. É importante que o casal mantenha sua individualidade e preserve seu espaço, sendo um casal, a base está na confiança e na relação de parceria, e não de dominância.


Exposição


A exposição nas redes sociais alimenta quem já tem propensão a ser ciumento/a. Nesse caso, é sempre simpático explicar o que lhe gera insegurança, mas tenha sempre em mente que isso pode ser apenas algo criado pela imaginação.


Entenda o companheiro


Evita ter atitudes que alimentam o ciúme. Um exemplo: se o teu companheiro se sentir desconfortável quando colocas “like” na foto de alguém, evita este comportamento, isso gera conflitos entre vocês e desgasta o relacionamento.

Tenta compreender a razão de causar esse sentimento no outro. Coloca-te na outra perspetiva.


Quem procura, acha


Se já é da tua natureza ser uma pessoa ciumenta e/ou inseguro, não procures motivos no telemóvel do outro. Serão apenas gatilhos emocionais que vão gerar raiva e minhocas em ti, além de que muita coisa não é o que parece. Sempre que sentires essa vontade de buscar informações nas redes sociais, opta por perguntar diretamente ao companheiro/a. O diálogo é sempre a melhor opção.


Esclareça


O diálogo é a melhor solução para todo tipo de problema, além de ser uma forma de vocês se conhecerem melhor e ponderarem pontos que gostam ou não nas atitudes do outro. Conversa sempre que algo te incomoda e pede que ele tenha o mesmo tipo de atitude, uma vez que a comunicação é um fator que auxilia muito para a estabilidade de uma relação a dois.

Existem formas como a terapia de casais, coaching de relacionamento, que podem auxiliar as pessoas que passam por dificuldades de comunicação e querem encontrar uma saída para salvar o relacionamento. Esse tipo de tratamento ajuda os casais a encontrarem a melhor maneira de se conhecerem, conseguirem expor aquilo que lhes vai na mente e colocar o relacionamento no caminho correto.


Relacionar-se é uma aventura. E com qualquer aventura que se preze, as possibilidades a serem descobertas são muitas.

Relações prontas e perfeitas não são vendidas em frasquinhos nas lojas.

Se no percurso aparecerem frustrações, parabéns!

É porque és um ser humano.


Dra. Mónica Sampaio, Psicóloga Clinica

64 visualizações0 comentário

Comments


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page