Com que frequência os casais têm sexo?
Se eu ganhasse 1€ por cada vez que me fazem esta pergunta, estava a escrever-vos desde as Maldivas (ou desde de Espinho que vocês não são assim tantos).
Primeiro ponto, é o mais importante: a frequência cm que se tem relações sexuais diz respeito única e exclusivamente a cada casal e é determinada pelo que ambos consideram ser satisfatório.
Segundo ponto: a frequência de relações sexuais não é um indicador de satisfação sexual. É o mesmo que dizer que “quantidade não é qualidade”.
Ainda assim, todos nós gostamos de sabe qual é a media, então vamos a números:
Um estudo americano de 2017 mostrou que os casais têm em média 54 relações sexuais por ano, o que dá cerca de uma relação por semana,
Por idades:
-18 a 29 anos: 2X por semana
-30 a 39: 1.6X por semana
-40 a 49: 1.3X por semana
-50 a 59: 0.7X por semana
- 60 a 69: 0.5X por semana
- Maiores de 70: 0.2X por semana
Comparando com os anos 90, atualmente temos em média menos 9 relações sexuais por ano, o que se deve a 2 fatores: aumento do número de pessoas sem parceiro e diminuição da frequência de relações sexuais nas relações duradouras.
E porque é que estamos a ter menos sexo? Resumindo: mais horas de trabalho, mais stress, mais distrações…
Mas será que a frequência de relações sexuais é importante para a felicidade do casal?
É sim, mas calma… o sexo tem uma correlação positiva com o bem-estar dos casais, só que isto deixa de ser verdade quando se tem mais do que uma relação por semana (não sou eu que o digo, é a ciência).
Portanto, não se prendam aos números pois estarem acima ou abaixo destes valores pode não querer dizer absolutamente nada. Mas se a frequência com que se tem ( ou não tem) relações sexuais é algo que vos incomoda, conversem com o parceiro, tentem entender os motivos, evitem distrações e esforcem-se para manter a chama acesa.
Ainda assim, o aborrecimento sexual é algo que pode acontecer em algum momento das nossas longas vidas a dois.
Dra. Mafalda Cruz, Medicina Sexual
Comments