Benefícios da #Masturbação
29 de Maio de 2024, Dia Internacional da Masturbação
Hoje é o Dia Internacional da Masturbação e quando falamos em masturbação, falamos de self-care. O nome é feio, mas a atividade em si é natural e muito saudável. É algo privado, o que significa que há alturas e locais para o fazermos.
Já está bem estabelecido entre a comunidade científica que a masturbação é uma prática com bastantes benefícios. É, por isso, bastante recomendada em terapia sexual.
Vamos então explorar alguns dos seus benefícios!
Diminuição de stress: a masturbação diminui níveis de stress ao induzir a libertação de endorfinas e outras hormonas associada ao bem-estar. Promove o relaxamento e, por isso, pode ser ótima forma de terminar (ou começar) o dia!
·Melhora o sono: para algumas pessoas o orgasmo facilita o sono, as hormonas libertadas após a masturbação fazem com que as pessoas adormeçam mais facilmente e descansem melhor.
Melhora o humor: a masturbação leva à libertação de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e sensação de recompensa. A dopamina pode aliviar alguns sintomas de tristeza / depressão e faz com que, globalmente, nos sintamos mais feliz.
Mais satisfação sexual: a exploração do próprio corpo ajuda a compreender melhor os nossos desejos, fantasias, preferências e zonas erógenas. Este autoconhecimento ajuda também na comunicação com o parceiro, levando uma vida sexual mais preenchida e satisfatória.
Aumenta a auto- estima: a auto- exploração do corpo com vista ao prazer promove também uma maior autoaceitação, confiança e positividade com o nosso corpo.
Reduz o risco do cancro da Próstata: não pretendo assustar ninguém, mas alguns estudos mostram que ejacular com frequência, sobretudo na quarta década de vida, parece reduzir o risco de cancro de próstata avançado. E o que é ejacular com frequência? Falamos de 5-7 ejaculações por semana.
Dra. Mafalda Cruz, Medicina Sexual
Comments