AFRODISÍACOS
Há uns anos na disciplina de endocrinologia fiz um trabalho sobre alimentação e o seu potencial para a sexualidade. O meu professor veio ter comigo e disse me baixinho que nunca tinha lido tanto disparate junto.
Fiquei danada. Tinha feito uma pesquisa gigante sobre o tema e encontrado imensas coisas interessantes!!
Acredito que um alimento por si só não nos faz saltar para o colo do outro, mas é indiscutível a importância que uma alimentação saudável pode ter no nosso corpo e por isso no nosso bem-estar.
A falta de desejo, por exemplo é muitas vezes causada por cansaço, fadiga e stress e uma alimentação saudável e cheia de nutrientes podem mesmo fazer a diferença! Hoje os químicos são um obstáculo aos nutrientes por isso privilegiar uma alimentação saudável é imprescindível!
Deixo-vos o exemplo de alguns alimentos com uma longa fama:
Tâmaras: ricas em aminoácidos, a sua árvore é considerada sagrada em muitos países. Com um gosto adocicado pode ser um papel importante nas sobremesas. Utilizada para proporcionar vigor e energia.
Mel: alimento doce e irresistível, dizem que estimula a produção de serotonina no organismo. A serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Antioxidante e protetor do coração.
Maca: extraída de um tubérculo é considerada um superalimento. Contribui para o aumento da energia e do vigor físico.
Canela: possui propriedades estimulantes logo potenciadora de energia, vitalidade e circulação sanguínea.
Como podem ver existem muitos alimentos que conferem energia e por isso potenciam o vigor para quem sofre de apatia, ansiedade, cansaço.
Manter o corpo saudável é importante para o bem-estar físico e emocional e nesta equação a alimentação tem um papel determinante. Quanto melhor forem os produtos melhores serão os seus nutrientes e isto não é mito!!!
Quanto a tantos outros alimentos são inúmeros aqueles que têm a promessa de características únicas e afrodisíacas.
Dra. Vânia Beliz, Psicóloga Clínica
Comments